Conteúdo

VAZIO SANITÁRIO E O CALENDÁRIO DE SEMEADURA

O vazio sanitário tem como principal objetivo reduzir a ocorrência do fungo causador da Ferrugem Asiática, diminuindo custos com manejo e melhorando a rentabilidade da lavoura de soja, por este motivo existe um período contínuo de até 90 dias, no qual, a área de cultivo não apresenta nenhuma planta viva.
O uso dessa técnica é considerado fundamental para o controle do fungo da Ferrugem Asiática, já que ela interrompe o ciclo reprodutivo da doença e impede que ela provoque perdas significativas nas lavouras do país.
Depois de um longo período sem plantas vivas de soja, produtores rurais já se preparam para a semeadura da safra 2024/2025, confira o calendário de semeadura de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS):

GOIÁS
* SEMEADURA: 25/09/2024 a 02/01/2025

MATO GROSSO
* SEMEADURA: 07/09/2024 a 07/01/2025

MATO GROSSO DO SUL
* SEMEADURA: 109/2024 a 31/12/2024

FERRUGEM ASIÁTICA
A ferrugem-asiática da soja foi identificada pela primeira vez no Brasil em 2001, e a partir de então é monitorada e pesquisada por vários centros públicos e privados.

A doença é considerada a mais severa da cultura, podendo causar perdas de até 90% de produtividade se não controlada. A doença é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, sendo, atualmente, uma das doenças que mais têm preocupado os produtores de soja. O principal dano é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, com consequente redução da produtividade.

As estratégias de manejo da doença são: a ausência da semeadura de soja e a eliminação de plantas voluntárias na entressafra por meio do vazio sanitário para redução do inóculo do fungo, a utilização de cultivares de ciclo precoce e semeaduras no início da época recomendada como estratégia de escape da doença e a utilização de fungicidas