Conteúdo

SAFRA 2024/2025 – O QUE ESPERAR DO PREÇO DA SOJA?

A partir do dia 25 de setembro, os produtores rurais de Goiás já estão liberados para iniciar o plantio da safa verão 2024/2025. O calendário de semeadura que foi modificado recentemente pela Agrodefesa, através da Instrução Normativa Estadual n.º 06, de 05 de agosto de 2024, prevê plantio até o dia 02 de janeiro.

Devido a um possível atraso no plantio e um cenário climático desfavorável, os preços da soja podem sofrer quedas, mas, mesmo com este risco de queda na produtividade da soja no Brasil, em virtude das queimadas, a estimativa de algumas empresas especializadas é de termos no país uma produção de soja na safra 24/25 maior que a da safra 23/24, assim como também um aumento de produção nos EUA e Argentina, dois outros também importantes produtores de soja no mundo.

“Pesquisas realizadas por consultorias de mercado preveem uma produção de 355 milhões de toneladas de soja em todo o mundo, aproximadamente 30 milhões de toneladas a mais que a safra deste ano. Por outro lado, a previsão de crescimento da demanda, onde a China tem forte influência, é menor que este aumento de produção”, explica o consultor de gestão financeira e governança, Randolfo Oliveira.

Por este motivo, ele acredita que a probabilidade de queda nos preços da soja possa ser grande. “Como o preço da soja sofre impacto direto das variáveis oferta e demanda mundial, além de outras, a perspectiva da queda de preço da soja existe”.