Em tempos onde a crise financeira tem assolado diversos setores, ter em mente a importância do diagnóstico financeiro do negócio rural é essencial.
O diagnóstico financeiro de um negócio rural é nada mais do que uma análise detalhada da saúde financeira da atividade, que visa identificar pontos fortes, fracos e oportunidades de melhoria. Esse processo é fundamental para uma gestão eficiente, permitindo tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos.
O consultor de gestão financeira e governança, Randolfo Oliveira, relata que em anos onde os preços estavam bons, o produtor rural resolveu investir fortemente em aquisição de maquinários, arrendamentos e outros, e agora chegou à dificuldade para honrar 100% dos compromissos financeiros. “E o motivo pela qual os produtores estão agora com grandes dificuldades diz respeito a um assunto: o não conhecimento da situação financeira da empresa rural na época, fazendo com que eles apostassem que um crescimento forte do negócio poderia proporcionar melhores resultados no futuro. Traduzindo isto em uma frase mais curta: não tinham um diagnóstico financeiro do negócio e fizeram tudo no escuro”, comenta.
Mas e será que os produtores rurais que estão em dificuldade financeira têm realizado o diagnóstico financeiro? Oliveira explica que a maioria não. Aliás, uma boa parte dos produtores, infelizmente, não sabe, ou não querem saber que estão em dificuldade. E somente um diagnóstico financeiro mais completo poderá mostrar como está realmente a situação do produtor. “O agro não é para amadores. Se não tiver domínio de todas as etapas que compreendem um negócio rural, “vai dar ruim”, expressão popular que tem sido usada recentemente”.
O diagnóstico financeiro rural é essencial para a gestão eficiente de qualquer propriedade agrícola pois fornece uma visão clara da situação financeira da propriedade e permite identificar pontos fortes e áreas que podem ser destacadas de melhorias. “O diagnóstico financeiro é nada mais do que você coletar todos os custos do último ano agrícola, pelo menos, organizando-os por categorias, como insumos agrícolas, custos operacionais, investimentos e retiradas antecipadas de lucro e depois por subcategorias, como fertilizantes, sementes, químicos, mão-de-obra, combustível, manutenção, arrendamentos, juros e outros. Depois você acrescenta neste estudo as produções e vendas, o que já te permitirá saber seu lucro. E por fim, relacionar todas as dívidas ao longo dos próximos meses e anos e verificar como está a capacidade de pagamento. Pronto! Você tem aí um diagnóstico financeiro”.
O consultor reforça que o produtor que tiver dificuldade em realizar deve procurar ajuda especializada. “Caso tenha dificuldade, chame já um especialista no assunto. Só não demore, pois quanto antes você fizer, mas cedo irá conhecer a sua situação financeira e tomar as devidas ações”.