Conteúdo

GESTÃO DE PESSOAS: PILAR PARA O SUCESSO DAS PROPRIEDADES RURAIS

Passou a época onde as fazendas eram sinônimo de empregabilidade para qualquer pessoa. Atualmente, com a crescente demanda por tecnologia, ter pessoas gabaritadas para assumirem as funções nas propriedades rurais, é de grande importância e neste contexto, uma boa gestão de pessoas é prioridade para o produtor rural que deseja ter bons resultados. Saber como montar uma equipe e manter os funcionários motivados faz parte das funções de um gestor.
Cativar e reter profissionais qualificados para atuar no setor agrícola é um dos grandes desafios e é nesse contexto que alguns conhecimentos são necessários para superar as dificuldades e alinhar à rotina da fazenda. Metas e estratégias bem estabelecidas são a chave do sucesso da gestão de pessoas e organização trabalhista.

A fazenda é uma empresa, por este motivo, adotar uma gestão profissional e estratégica é a chave para o sucesso, como explica o Advogado trabalhista empresarial, especialista em reestruturação de RH Thiago Amaral “a fazenda é uma empresa, definir valores que guiem o negócio e possuir colaboradores que estejam de acordo com os valores do negócio, faz todo sentido”.
O advogado explica que a gestão de pessoas vai muito além da relação chefia e colaborador e definir as funções de cada funcionário é uma alternativa para estimular o desenvolvimento profissional de quem faz parte da empresa rural. “Um ambiente de trabalho agradável, com reconhecimento profissional, plano de carreiras, programas de participação nos lucros e valorização profissional, contribuem para a produtividade do colaborador”.

Estudos em empresas nacionais demonstram que os principais problemas enfrentados na gestão de pessoas estão relacionados com a comunicação, relações humanas, delegação e liderança. Sendo que a somatória destes representa 55% dos problemas. “Recrutar, desenvolver, motivar e manter são a essência para o sucesso da gestão de pessoas nas propriedades rurais”.
Thiago Amaral reforça ainda que as empresas precisam ter o Código de Conduta bem estruturado, pois ele é o documento que reúne os princípios e valores adotados pela organização rural e serve como um instrumento de regimento interno, objetivando promover a ordem da empresa.

Como diretrizes para um Ambiente de Trabalho Saudável ele sugere: ÉTICA E INTEGRIDADE: Agir com honestidade e transparência, RESPEITO E INCLUSÃO: Garantir um ambiente livre de discriminação, SEGURANÇA NO TRABALHO: Priorizar a segurança de todos, RESPONSABILIDADE AMBIENTAL: Implementar práticas sustentáveis, CONFLITO DE INTERESSES: Evitar situações de conflito de interesses, TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO: Capacitar continuamente a equipe, e as CONSEQUÊNCIAS DE VIOLAÇÕES: Especificar as penalidades para não conformidade. “Ao contratar um colaborador, dê uma cópia do Código de Conduta para ele e na empresa, coloque em locais visíveis, a fim de que todos possam saber que ele existe e que andem em conformidade com as diretrizes que dão suporte ao clima organizacional”.

Por fim, uma boa gestão pessoas em fazendas é capaz de melhorar o desempenho da equipe, motivar as lideranças e provocar uma comunicação assertiva entre todos.